Governo minimiza queda do PIB e secretário diz que importante é a “qualidade” dos números
Em nota publicada há pouco sobre a queda de 0,1% da economia no terceiro trimestre, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia afirmou que "mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade"...
Em nota publicada há pouco sobre a queda de 0,1% da economia no terceiro trimestre, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia afirmou que “mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade”.
Segundo a SPE, há “melhora na qualidade do crescimento”. Pelo Twitter, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, disse que “mais importante que o número é a qualidade do PIB”.
“Se até 2013 o investimento era, em grande parte, financiado com recursos públicos, hoje o investimento é financiado majoritariamente pelo setor privado: os recursos, através de decisões do setor privado, vão para onde é mais eficiente e não mais para onde o Estado determina. A redução de direcionamento de crédito é fundamental para retomada do investimento”, informou a secretaria.
A pasta ainda disse que taxa de poupança, que chegou a 18,6% do PIB no terceiro trimestre, retornou ao nível do mesmo trimestre de 2014. Por sua vez, a taxa de investimento atingiu 19,4%, retomando o patamar do começo da década passada.
“Tal como a SPE havia apontado desde o ano passado, está ocorrendo a recuperação do mercado de trabalho informal, com a volta em direção aos níveis pré-pandemia. O nível de ocupação ainda se encontra abaixo dos níveis pré-crise, e espera-se o seu retorno à média histórica, o que deve contribuir para crescimento econômico no ano que vem”, afirmou.
“Por outro lado, há um alto volume de investimento contratado para 2022 e anos seguintes em decorrência de leilões e concessões realizados. Mais importante que observar os números dos investimentos, é atentar-se para a sua qualidade”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)