Furos de O Antagonista: a ‘startup’ da família de André Mendonça
Em junho, O Antagonista revelou que, logo após a posse de Jair Bolsonaro, os tios do terrivelmente evangélico André Mendonça abriram uma ‘startup’ de pesquisa mineral. Itamar e João Roberto são sócios da empresa Mendonça Pesquisa Mineral LTDA, aberta em 11 de fevereiro de 2019...
Em junho, O Antagonista revelou que, logo após a posse de Jair Bolsonaro, os tios do terrivelmente evangélico André Mendonça abriram uma ‘startup’ de pesquisa mineral. Itamar e João Roberto são sócios da empresa Mendonça Pesquisa Mineral LTDA, aberta em 11 de fevereiro de 2019.
Apesar de recém-constituída, a empresa obteve da Agência Nacional de Mineração uma dezena de alvarás de pesquisa, dos quais metade para ouro e outros dois para grafita, minério do qual se extrai o grafeno — o “ouro do futuro”, segundo Bolsonaro.
Eles não são os únicos “garimpeiros” da família. Um levantamento junto à ANM mostrou que Alexandre de Almeida Mendonça, irmão de André, obteve entre 2020 e 2021 seis licenças de pesquisa de grafita.
Com um portfólio robusto, a ‘startup’ dos Mendonça atraiu rapidamente a atenção de investidores amigos, entre eles Jorge Vacite Neto, advogado do pastor Silas Malafaia. O pastor é um defensor ferrenho de Mendonça e já teve o nome associado ao mercado de mineração outras vezes. Em 2016, ele foi alvo da Operação Timóteo, que desbaratou esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo royalties da exploração mineral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)