Fiocruz: casos graves de Covid estão associados a envelhecimento do sistema imune
Pesquisadores da Fiocruz constataram que casos graves de Covid estão associados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico e imunodeficiência aguda. O artigo foi publicado nesta quarta (24) no Journal of Infectious Diseases, da sociedade americana de infectologia...
Pesquisadores da Fiocruz constataram que casos graves de Covid estão associados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico e imunodeficiência aguda. O artigo foi publicado nesta quarta (24) no Journal of Infectious Diseases, da sociedade americana de infectologia (IDSA, na sigla em inglês).
Os pesquisadores detectaram sinais de hiperatividade, exaustão e envelhecimento de células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares, em pacientes hospitalizados pela doença.
Segundo os cientistas, os dados indicam perda da capacidade de resposta dessas células na Covid grave, o que pode facilitar infecções secundárias e reinfecções.
A queda na imunidade, acrescenta o blog da Fiocruz, “deixa os indivíduos mais vulneráveis para contrair outras infecções, como as pneumonias bacterianas, que são comuns em pacientes hospitalizados por Covid-19”.
Essa imunodeficiência aguda também ajuda a explicar a incidência de reinfecções – ou seja, contrair Covid de novo.
A pesquisa comparou amostras de 22 pacientes internados com casos graves de Covid com amostras coletadas de indivíduos saudáveis.
Leia mais: Nova onda de Covid na Europa e na Ásia serve de alerta ao Brasil, diz Fiocruz
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)