COP26 aprova texto final para redução de combustíveis fósseis
A 26ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP26, se encerrou neste sábado, em Glasgow, com a aprovação de um texto que prevê a redução gradativa dos subsídios aos combustíveis fósseis e do uso do carvão. É a primeira vez que a conferência cita o carvão, petróleo...
A 26ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP26, se encerrou neste sábado, em Glasgow, com a aprovação de um texto que prevê a redução gradativa dos subsídios aos combustíveis fósseis e do uso do carvão.
É a primeira vez que a conferência cita o uso de carvão, petróleo ou gás como um problema a ser combatido.
Três rascunhos do acordo foram divulgados nos últimos dias.
O primeiro falava em acelerar “a eliminação do carvão e dos subsídios aos combustíveis fósseis”. O texto foi então “suavizado” e passou a prever “a eliminação progressiva do uso sem restrições” do carvão e dos“subsídios ineficientes para os combustíveis fósseis”.
Na versão apresentada neste sábado, depois de apelo da Índia, a expressão “eliminação” foi substituída por “redução” do uso de carvão.
O texto também prevê um comprometimento maior para atingir os objetivos do Acordo de Paris, sendo o principal deles o de barrar o aumento da temperatura em 1,5ºC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)