Deputados chamam presidente do BC para explicar declarações de André Esteves
A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara aprovou nesta quarta (3) convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para "prestar esclarecimentos acerca das declarações do banqueiro André Esteves"...
A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara aprovou nesta quarta (3) convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para “prestar esclarecimentos acerca das declarações do banqueiro André Esteves”.
Como mostramos, no mês passado vazou o áudio de uma reunião de André Esteves com investidores.
Na conversa, Esteves diz conversar com Arthur Lira, afirma ter sugerido o fatiamento da reforma tributária e comenta ter orientado ministros do STF sobre a necessidade de um Banco Central independente.
Esteves diz no áudio que Campos Neto o telefonou para saber qual deveria ser o piso (‘lower bound’) da taxa de juros no Brasil. “Caiu demais o juros na pandemia, a 2%. O Roberto me ligou para perguntar, onde você acha que está o lower bound? Eu não sei”.
O requerimento da audiência pública é do deputado Enio Verri (PT-PR). Para Verri, as declarações de Esteves “indicam a influência indevida deste, em questões econômicas e políticas sensíveis do Estado Brasileiro, que deveriam ser pautadas exclusivamente pelo interesse público”. Assim, “é preciso que o Presidente do Banco Central do Brasil, cuja autonomia foi aprovada pelo Congresso Nacional, venha ao Parlamento explicar essas relações e interferências indevidas”.
Em nota a O Antagonista, o Banco Central disse manter “contatos institucionais periódicos com executivos de mercados regulados e não-regulados para monitorar temas prudenciais que possam ameaçar a estabilidade do sistema financeiro e/ou para colher visões sobre a conjuntura econômica”.
Leia mais:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)