A solidariedade em causa própria
Nascido em Minas Gerais, o jornalista Otto Lara Resende (1922-1992) negava a autoria da frase atribuída a ele por Nelson Rodrigues: "O mineiro só é solidário no câncer." Tomada em sentido amplo, ela significa que a solidariedade humana só aparece em situações extremadas. É o que vemos hoje na política brasileira...
Ouça a versão em podcast do artigo:
Nascido em Minas Gerais, o jornalista Otto Lara Resende (1922-1992) negava a autoria da frase atribuída a ele por Nelson Rodrigues:
“O mineiro só é solidário no câncer.”
Tomada em sentido amplo, ela significa que a solidariedade humana só aparece em situações extremadas.
É o que vemos hoje na política brasileira.
Quando PT, PSDB e o PMDB do presidente denunciado Michel Temer veem como um “câncer” a atuação do Poder Judiciário em consonância com a Operação Lava Jato, eles viram todos “mineiros” em mútua solidariedade.
Não à toa, Luiz Fux – um dos ministros da Primeira Turma do STF que votaram pelo afastamento do mineiro de fato Aécio Neves do mandato de senador e pelo seu recolhimento noturno – rebateu o coro de parlamentares petistas, tucanos e peemedebistas, apontando um “clima artificial de solidariedade e comiseração”.
“Uma voz ou outra se levanta como se fosse um apoio ao amigo que cometeu, em princípio, uma infração”, disse Fux, lembrando que “foi identificada a voz do senador, foi filmado o intermediário [Frederico Pacheco, primo de Aécio], indicado para receber o dinheiro” e que o “amigo” Joesley Batista, a quem o tucano pediu R$ 2 milhões para pagar advogados, era um homem que “fazia favores políticos com dinheiro da sociedade”.
Assim como Luis Roberto Barroso, Fux também rebateu as acusações de interferência nas atribuições do Poder Legislativo, alegando que “o artigo 319 do Código do Processo Penal é claro ao afirmar que são medidas cautelares diversas da prisão e [uma delas] se restringe ao recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, quando o investigado e acusado tem residência fixa”.
A discussão técnica, no entanto, é apenas cortina de fumaça para o movimento de autopreservação e corporativismo de um Congresso alvejado por denúncias.
Ainda que o PT tente se limpar na sujeira de Aécio, alegando que os tucanos aplaudiram todas as “arbitrariedades” cometidas contra petistas…
Ainda que acuse Aécio de “cumplicidade” com o governo “golpista” de Temer…
Ainda que afete moralidade superior à de Aécio, alegando que, apesar de tudo, defende a democracia, a Constituição e o Estado Democrático de Direito…
Ainda que o senador petista Humberto Costa leve o caso de Aécio ao Conselho de Ética, como se não tivesse sido a falta de providência por lá a causa do atrito com o “ativismo” do STF…
Ainda que os senadores empurrem para o plenário da Corte a decisão final sobre o caso, a fim de evitar maiores atritos com seus próprios juízes…
…PT, PSDB e PMDB escancaram apenas o bom, velho e cada vez mais forte abraço dos afogados.
Solidários na hora da doença, sobretudo quando contagiosa, os “mineiros” de Brasília fazem o diabo contra a cura do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)