Além de pane, Facebook enfrenta repercussão de denúncias de ex-funcionária
Além da queda dos sistemas do Facebook, a rede social enfrenta nesta segunda-feira (4) a repercussão de denúncias feitas por uma ex-gerente de produto sobre conflitos de interesse da empresa. As acusações vinham sendo publicadas há algum tempo por The Wall Street Journal...
Além da queda dos sistemas do Facebook, a rede social enfrenta nesta segunda-feira (4) a repercussão de denúncias feitas por uma ex-gerente de produto sobre conflitos de interesse da empresa.
As acusações vinham sendo publicadas há algum tempo por The Wall Street Journal, mas foi a primeira vez que a denunciante veio a público.
Em entrevista ao 60 Minutes, da CBS News, Frances Haugen afirmou ontem que o Facebook colocou o “lucro acima da segurança” de seus usuários.
“Houve conflitos de interesse entre o que era bom para o público e o que era bom para o Facebook. O Facebook sempre escolheu otimizar para seus próprios interesses, como ganhar mais dinheiro.”
A ex-funcionária usou os documentos da empresa que havia reunido para demonstrar o quanto o Facebook sabia sobre os danos que estava causando.
“O Facebook viu que, se mudasse o algoritmo para algo que fosse mais seguro, as pessoas passariam menos tempo no site, clicariam menos em anúncios e gerariam menos dinheiro. Ele ganha mais dinheiro quando você consome mais conteúdo e as pessoas gostam de se envolver com coisas que provocam uma reação emocional. E, quanto mais raiva você sentir, mais vai interagir e consumir.”
Entre as acusações, Haugen disse que o Facebook havia desmontado prematuramente a equipe responsável por proteger o processo democrático e combater a desinformação, após a eleição americana de 2020, o que teria contribuído para a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do então presidente Donald Trump.
Segundo as denúncias de Haugen, o Facebook sabia que o Instagram estaria causando danos mentais em adolescentes.
Nesta segunda-feira (4), o Facebook perdeu cerca de 5% em valor de mercado na bolsa americana Nasdaq.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)