Itamaraty divulga nota sobre ataque a Consulado da China no Rio duas semanas depois
Duas semanas após o ataque ao Consulado da China no Rio, o Itamaraty finalmente se manifestou. Em nota divulgada na noite desta quinta (30), o ministério afirmou que “as investigações estão sendo conduzidas com celeridade e presteza” e que “todos os esforços serão empregados para elucidar o caso”...
Duas semanas após o ataque ao Consulado da China no Rio, o Itamaraty finalmente se manifestou. Em nota divulgada na noite desta quinta (30), o ministério afirmou que “as investigações estão sendo conduzidas com celeridade e presteza” e que “todos os esforços serão empregados para elucidar o caso”.
Além da China, o comunicado menciona as “demais missões estrangeiras” e promete esforços para “proteger a segurança do corpo diplomático e consular acreditado no Brasil”.
Segundo O Globo, a demora na manifestação do Brasil causou estranheza, já que a proteção das missões diplomáticas, prevista nas Convenções de Viena, é norma básica das relações entre países.
O ataque ocorreu em 16 de setembro e foi registrado pelas câmeras de segurança do consulado. Um homem de casaco, boné e máscara pretos lançou uma bomba caseira contra o prédio no bairro de Botafogo, por volta das 22h. A explosão danificou apenas o portão, sem deixar feridos.
No dia seguinte, o consulado chinês emitiu nota condenando o ocorrido, que chamou de “grave ato de violência”, e pediu às autoridades brasileiras “investigação minuciosa”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)