Campos Neto sinaliza que BC não deve acelerar ritmo de alta de juros
O Banco Central não pretende acelerar o ritmo de alta de juros. O presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, disse há pouco, durante a coletiva do Relatório Trimestral de Inflação, que prefere manter o atual ritmo de aumento da taxa para analisar os dados econômicos com calma...
O Banco Central não pretende acelerar o ritmo de alta de juros. O presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, disse há pouco, durante a coletiva do Relatório Trimestral de Inflação, que prefere manter o atual ritmo de aumento da taxa para analisar os dados econômicos com calma.
“Quando olhamos o que influencia no horizonte relevante de política monetária, a Selic terminal é mais importante que o pace [ritmo de alta de juros]. Tem um tradeoff importante e existe uma vantagem de se ter mais tempo para analisar algumas informações quando estamos em um ambiente bem volátil”, disse.
O BC já sinalizou na ata do Copom que aumentará os juros em 1 ponto percentual na próxima reunião. Entretanto, alguns analistas de mercado avaliam que o ritmo de alta deveria ser maior, de 1,25% para derrubar a inflação mais rápido.
Na prática, Campos Neto prefere ser cauteloso no ritmo de alta de juros para evitar uma desaceleração mais forte da economia em 2022. Com juros mais altos, os empréstimos ficam mais caros, as famílias reduzem o ritmo de consumo e as empresas adiam decisões de investimento.
Além de sinalizar que o ritmo de alta de juros não vai acelerar, Campos Neto apontou que a taxa deve ficar acima dos 8,5% ao ano em 2022. Essa é a estimativa do mercado apresentada no relatório Focus e usada pelo BC para fazer suas projeções de inflação para o próximo ano.
Ele ainda afirmou que a taxa final de juros chegará ao patamar necessário para que a inflação do próximo ano fique mais próxima da meta, de 3,5%. O BC estimou o IPCA em 3,7% com a Selic em 8,5% ao ano.
“A Selic vai terminar onde tiver que terminar para que nós consigamos atingir a meta”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)