Biden e Macron conversam após crise causada por acordo com Austrália
Joe Biden e Emmanuel Macron conversaram nesta quarta-feira (22) para tentar apaziguar os ânimos após a crise diplomática provocada pelo tratado assinado entre EUA, Reino Unido e Austrália visando à produção de submarinos nucleares pelos australianos...
Joe Biden e Emmanuel Macron conversaram nesta quarta-feira (22) para tentar apaziguar os ânimos após a crise diplomática provocada pelo tratado assinado entre EUA, Reino Unido e Austrália visando à produção de submarinos nucleares pelos australianos.
A ideia do acordo AUKUS é conter a expansão da China na região do Pacífico. Uma de suas consequências, porém, foi o cancelamento pela Austrália de um contrato de 56 bilhões de euros para a compra de submarinos franceses —o que fez o chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, convocar seus embaixadores para consultas e classificar o tratado como “uma facada nas costas”.
O presidente dos EUA e o da França confirmaram que farão uma reunião bilateral em outubro. Em comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca e pelo Palácio do Eliseu, Biden e Macron admitiram que a crise poderia ter sido evitada com “consultas diretas entre os aliados em questões de interesse estratégico para a França e os parceiros europeus”.
Os dois presidentes também se comprometeram a iniciar um processo de conversas para “garantir a confiança” mútua.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)