Aod Cunha diz que BC demorou a agir para conter inflação
O economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, disse a O Antagonista que o Banco Central demorou a agir para tentar conter a inflação. "O Banco Central demorou para subir os juros lá atrás. Mas agora está fazendo o que o mandato exige e permite. Roberto Campos Neto...
O economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, disse a O Antagonista que o Banco Central demorou a agir para tentar conter a inflação.
“O Banco Central demorou para subir os juros lá atrás. Mas agora está fazendo o que o mandato exige e permite. Roberto Campos Neto, está fazendo o trabalho dele. Precisa fazer convergir o mais rápido possível as expectativas da inflação para o centro da meta. E ele não tem o que fazer sobre o tema fiscal. A não ser dizer que impacta o balanço de riscos.”
Há pouco, em evento do BTG, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que vai levar a Selic “onde precisar” para conter a inflação.
Aod Cunha afirma que não há outra saída. Segundo ele, a taxa básica de juros pode chegar a até 10% em 2022.
“Não me surpreenderia se ela for acima de 8% no ano que vem. Se continuarem as pressões atuais e o nível de inércia que já estamos assistindo, poderia ir até 9 ou mesmo 10%. Mas é preciso esperar os próximos meses.”
Para o economista, a credibilidade em relação ao respeito à meta para a inflação deve ser prioridade. O teto da meta, de 5,25%, está cada vez mais distante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)