Inquérito sigiloso foi postado por irmão de ajudante de ordens de Bolsonaro em rede social
O inquérito sigiloso da PF divulgado por Jair Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan foi originalmente postado numa rede social alternativa chamada Mastodon pelo desenvolvedor Daniel Cid, irmão do ajudante de ordens do presidente, o coronel Mauro Jorge Cid...
O inquérito sigiloso da PF divulgado por Jair Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan foi originalmente postado numa rede social alternativa chamada Mastodon pelo desenvolvedor Daniel Cid, irmão do ajudante de ordens do presidente, o coronel Mauro Jorge Cid, informam Malu Gaspar e Mariana Carneiro em O Globo.
O vazamento da investigação levou Alexandre de Moraes a determinar, nesta quinta-feira (12), a abertura de mais um inquérito contra Bolsonaro, no qual o deputado Filipe Barros (com o presidente na foto) e o delegado da PF Victor Feitosa também serão investigados.
Os metadados do documento mostram que o inquérito da PF foi arquivado no servidor brasileiros.social, mantido por Daniel Cid dentro da rede Mastodon, a partir de um provedor fora do Brasil, às 19h30 do dia 4 de agosto, enquanto Bolsonaro dava entrevista.
Duas horas depois, o próprio presidente replicou o link com o documento em seus perfis no Telegram, no Instagram, no Twitter e no Facebook.
“Conforme prometido em entrevista ao ‘Pingos nos Is’, segue (sic) os documentos que comprovam, segundo o próprio TSE, que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável”, escreveu Bolsonaro.
Segundo o TSE, que pediu a investigação à PF, as afirmações do presidente distorcem o conteúdo do inquérito aberto em 2018 sobre um ataque hacker ao sistema do tribunal, que nem sequer foi concluído —e, até agora, não apontou nenhum indício de violação às urnas eletrônicas.
“A [rede] Mastodon vem sendo usada por Bolsonaro para postar conteúdos que foram depois banidos em outras redes, sempre por meio do brasileiros.social”, escreve o jornal carioca. “Além do link para o inquérito sigiloso, o presidente também já usou o mesmo expediente para divulgar uma cópia de uma edição do Diário Oficial e um artigo sobre os benefícios do ‘tratamento precoce’ contra a Covid-19.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)