Lira admite manobra no caso Flordelis: “Talvez uma pena menor”
Arthur Lira admitiu nesta quarta (11) que foi dele o entendimento para levar ao Plenário uma resolução que pode reduzir a punição a Flordelis (PSD-RJ). "Eu sempre agi nesta Casa em defesa não da cliente dele [isto é, de Flordelis], mas de qualquer parlamentar", disse...
Arthur Lira admitiu nesta quarta (11) que foi dele o entendimento para levar ao Plenário uma resolução que pode reduzir a punição a Flordelis (PSD-RJ).
“Eu sempre agi nesta Casa em defesa não da cliente dele [isto é, de Flordelis], mas de qualquer parlamentar”, disse, no plenário da Câmara, dirigindo-se a um advogado da deputada.
“Alterei a regra de discussão de cassação de parlamentar no plenário desta Casa por um entendimento da presidência”, acrescentou. “No sentido de que o Plenário é soberano e o órgão maior de decisão na Casa Legislativa”.
“E de um parecer que só poderia opinar entre a cassação e a absolvição (…) o plenário que pode mais pode menos”.
“Por vontade dos senhores deputados, talvez uma pena menor enquanto não se julgue [o caso no Tribunal do Júri]”, acrescentou Lira.
Como já mostramos, Lira decidiu levar ao plenário um projeto de resolução, e não o parecer aprovado no Conselho de Ética.
O projeto pode sofrer emendas; o parecer, não. Ambos pedem a cassação do mandato de Flordelis, mas o primeiro pode ser modificado pelos deputados para conter uma pena menor – como a suspensão do mandato por alguns meses.
Leia mais: Manobra pode permitir que Flordelis não seja cassada
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)