Minas também desiste da Sputnik V
O governo de Minas Gerais desistiu de comprar a vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde mineira a O Antagonista. "A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o processo de...
O governo de Minas Gerais desistiu de comprar a vacina russa Sputnik V.
A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde mineira a O Antagonista.
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o processo de negociação para compra de doses da Sputnik foi encerrado nesta quinta-feira (5/8), quando o Fundo Soberano Russo informou ao Governo de Minas que não poderia atender ao estado com o quantitativo de 428.000 doses”, disse a assessoria de imprensa, na última sexta (6).
Na quinta passada (5), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou a suspensão da compra da vacina russa Sputnik V pelo Consórcio Nordeste. A decisão também vale para o Consórcio da Amazônia Legal, mas a posição mineira não estava imediatamente clara.
O governo de Minas aderiu à importação da Sputnik V depois de outros estados. No começo de julho, Romeu Zema (Novo) celebrou a decisão da Anvisa de permitir a compra de 428 mil doses – o suficiente para aplicação em até 1% da população mineira com duas doses.
Na semana passada, Wellington Dias também disse a O Antagonista que a decisão partiu dos russos – com a entrega suspensa pela Rússia em razão das restrições da Anvisa, o Consórcio Nordeste resolveu suspender o contrato.
Procurado desde semana passada para comentar a suspensão dos contratos com os governos estaduais, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) não comentou.
Em 4 de junho, a Anvisa autorizou a importação da russa Sputnik V e da indiana Covaxin, mas com uma série de condicionantes. Por exemplo: elas podem ser aplicadas em até 1% da população de cada estado (no caso da Sputnik V) ou até 1% da população do Brasil (no caso da Covaxin, cujo pedido de importação é do Ministério da Saúde).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)