“Melhor é concentrar em uma agenda de reformas, com o mínimo de jabutis”
Paulo Guedes desdenhou da metodologia de pesquisa do IBGE, para minimizar os números do desemprego divulgados ontem. O ministro da Economia disse que o IBGE está “na idade da pedra lascada”. O economista Roberto Ellery comentou com O Antagonista...
Paulo Guedes desdenhou da metodologia de pesquisa do IBGE, para minimizar os números do desemprego divulgados ontem.
O ministro da Economia disse que o IBGE está “na idade da pedra lascada”.
O economista Roberto Ellery comentou com O Antagonista:
“Creio que melhor do que brigar com o termômetro é concentrar esforços em uma agenda de reformas, com o mínimo de jabutis, de forma que sejam gerados empregos de qualidade a médio e longo prazo.”
Ellery acrescentou que “toda medida de desemprego tem problemas, e PNAD e Caged não são exceções”.
E disse:
“Em tempos recentes, ambas as pesquisas tiveram mudanças que dificultam a análise dos dados. A PNAD passou a ser feita por telefone em razão da pandemia, o que pode afetar o perfil dos entrevistados. Já a do Caged teve uma mudança de metodologia, na qual trabalhadores temporários passaram a ser incluídos. Feitos esses registros, a diferença importante é que a PNAD alcança o setor informal, e a Caged só alcança o setor formal. Como o setor informal deve ter sido mais afetado pelas políticas de isolamento, é razoável esperar que a PNAD mostre números piores.”
Leia também: Guedes “preferiu reclamar da balança”, ironiza ex-diretor do Banco Central
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)