Estudo preliminar sugere intervalo de 8 semanas entre doses da vacina da Pfizer
Um estudo preliminar liderado por pesquisadores britânicos sugere um intervalo de 8 semanas entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid...
Um estudo preliminar liderado por pesquisadores britânicos sugere um intervalo de 8 semanas entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid.
O estudo é um ‘preprint’, ou seja, ainda não foi revisado por outros cientistas. Foi carregado em uma plataforma de universidades britânicas nesta sexta (23).
É importante entender o contexto do estudo. Nos Estados Unidos, o CDC recomenda intervalo de 21 a 28 dias entre as doses da vacina da Pfizer. Já no Reino Unido o intervalo praticado é de 12 semanas, o mesmo adotado no Brasil.
Participaram do estudo 503 profissionais de saúde, vacinados com as duas doses da vacina da Pfizer com intervalos diferentes.
O estudo preliminar mostrou respostas imunes mais fortes em quem tomou a 2ª dose com intervalos mais longos do que 4 semanas, indicando uma possível melhor efetividade.
Porém, não foram encontradas diferenças significativas na resposta imune entre quem tomou a 2ª dose após 8 semanas e quem aguardou 12 semanas, por exemplo.
Por isso, o estudo sugere que um intervalo de cerca de 8 semanas entre as duas doses pode ser o ponto certo para gerar uma boa resposta imune e proteger de novas variantes como a Delta.
Leia mais: Saúde volta a defender 12 semanas de intervalo para AstraZeneca e Pfizer
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)