Rio reduz intervalo da 2ª dose de vacina da AstraZeneca
O governo do Rio de Janeiro anunciou hoje diminuição do intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra a Covid da AstraZeneca, de 12 para 8 semanas...
O governo do Rio de Janeiro anunciou hoje diminuição do intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra a Covid da AstraZeneca, de 12 para 8 semanas.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, a decisão foi tomada em conjunto com membros de prefeituras, mas as cidades não serão obrigadas a seguir a orientação. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já anunciou que não antecipará a segunda dose neste momento. Em nota, a administração municipal disse que não adotará a medida porque busca “garantir a eficácia máxima do imunizante, seguindo assim a orientação da bula do fabricante”.
Em entrevista à TV Globo, o secretário municipal de Saúde da capital fluminense, Daniel Soranz, afirmou que a redução do intervalo para oito semanas diminui a eficácia da vacina de 80% para 59%. Castro e Chieppe, no entanto, disseram em coletiva que a antecipação da segunda dose traz “diversos outros ganhos“. O secretário estadual de Saúde argumentou que a redução do intervalo permitirá o uso de vacinas paradas em estoque e afirmou que a aceleração da imunização é importante para proteger a população diante do possível avanço da variante Delta, que é mais transmissível, está em circulação no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)