Governo gasta R$ 39 milhões para divulgar “agenda positiva”

24.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Governo gasta R$ 39 milhões para divulgar “agenda positiva”

avatar
Wilson Lima
2 minutos de leitura 17.06.2021 19:05 comentários
Brasil

Governo gasta R$ 39 milhões para divulgar “agenda positiva”

A Secretaria de Comunicação gastou, desde o início de 2019, aproximadamente R$ 39 milhões em ações de publicidade sem foco específico, em ações identificadas apenas como “agenda positiva” do governo federal...

avatar
Wilson Lima
2 minutos de leitura 17.06.2021 19:05 comentários 0
Governo gasta R$ 39 milhões para divulgar “agenda positiva”
Foto: Marcos Corrêa/PR

A Secretaria de Comunicação do governo federal gastou, desde o início de 2019, aproximadamente R$ 39 milhões em ações de publicidade sem foco específico, em ações identificadas apenas como “agenda positiva” de Jair Bolsonaro.

“agenda positiva” foi utilizada para custear propagandas, principalmente, em empresas simpáticas ao governo como a Record, do bispo Edir Macedo, e o SBT, de propriedade de Silvio Santos, sogro do ministro das Comunicações, Fabio Faria. Os dados constam em documentos encaminhados à CPI da Covid, aos quais O Antagonista teve acesso.

Além disso, os recursos pagos a título da “agenda positiva” foram usados para abastecer rádios, jornais e TVs de pequeno e médio porte simpáticas ao bolsonarismo, principalmente em cidades do interior do Brasil.

Conforme planilha à qual O Antagonista teve acesso, foram 3.234 pagamentos desde o início da gestão Jair Bolsonaro. Todos por meio de subcontratação das rádios e TVs pelas empresas Artplan, Callia, PPR e CAlia/Y2. As três empresas de comunicação já foram alvo de pedidos de quebras de sigilos bancário e fiscal na CPI da Covid.

Somente a Record recebeu R$ 1,1 milhão a título da “agenda positiva” do governo; o SBT, R$ 856 mil – não estão incluídos nos valores, repasses feitos pelo governo diretamente às retransmissoras locais. Houve também um alto investimento nas mídias sociais da “agenda positiva”. Google recebeu R$ 856 mil e o Facebook, outros R$ 566 mil.

Como mostramos, recursos do governo federal foram usados para bancar cachês de artistas simpáticos ao bolsonarismo, como os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Sikêra Jr. Lacombe recebeu R$ 20 mil para fazer propaganda do governo federal; Sikêra Jr., outros R$ 120 mil.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália
3

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos
4

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
5

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema
6

O país do dane-se

O país do dane-se
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
8

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
9

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar
10

O BC na corda bamba entre cortar e convencer

O BC na corda bamba entre cortar e convencer
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Ex-ministros “se colocaram à disposição” para chapa em SP, diz Haddad

Ex-ministros “se colocaram à disposição” para chapa em SP, diz Haddad
2

Justiça investiga suposta propaganda abusiva na CazéTV

Justiça investiga suposta propaganda abusiva na CazéTV
3

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty

Crusoé: “Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história”, diz Itamaraty
4

Jantar saudável: 4 sopas ricas em proteínas para os dias frios

Jantar saudável: 4 sopas ricas em proteínas para os dias frios
5

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato

OAB suspende Deolane após pedido de exclusão de Pavanato
6

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio

“Ele me desrespeitou”, diz Michelle sobre ligação de Flávio
7

Lula avalia dois nomes para liderança no Senado

Lula avalia dois nomes para liderança no Senado
8

Veja 5 filmes imperdíveis que chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026

Veja 5 filmes imperdíveis que chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026
9

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
10

Michelle critica PL no Ceará e desabafa sobre ataques de bolsonaristas

Michelle critica PL no Ceará e desabafa sobre ataques de bolsonaristas

Tags relacionadas

bolsonarismo CPI da Covid Jair Bolsonaro
< Notícia Anterior

Com doses encalhadas, Saúde amplia acesso à vacina contra pneumonia

17.06.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Oposição anuncia que irá ao STF contra MP da privatização da Eletrobras

17.06.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou em veículos como Agência Estado, Portal iG, Congresso em Foco, Gazeta do Povo e IstoÉ. Acompanha o poder em Brasília desde 2012, tendo participado das coberturas do julgamento do mensalão, da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2019, revelou a compra de lagostas por ministros do STF.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.