Apagão atingiu cidades em pelo menos quatro estados
Uma falha em linha de transmissão que leva energia do Norte para outras regiões do país teria sido a causa de um blecaute que deixou cidades de pelo menos quatro estados sem energia nesta sexta-feira (28)...
Uma falha em linha de transmissão que leva energia do Norte para outras regiões do país teria sido a causa de um blecaute que deixou cidades de pelo menos quatro estados sem energia nesta sexta-feira (28).
Por enquanto, há registros de quedas de energia em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Goiás, mas ainda não se sabe a real extensão do problema.
Em nota enviada a O Antagonista, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que “às 11h06 houve o desligamento do Polo 1 Xingu/Estreito” e que “às 11h26 ocorreu o desligamento do Polo 2 do mesmo sistema de transmissão”.
O restabelecimento completo do sistema, de acordo com o ONS, foi realizado às 11h45.
Pela manhã, noticiamos que, com o alerta de emergência hídrica emitido nesta semana pelo Sistema Nacional de Meteorologia, o governo Bolsonaro estuda criar um comitê de emergência e a execução de medidas de racionamento elétrico nos próximos meses.
O ONS já informou que o volume de chuvas em maio se manteve abaixo do normal e o período de seca começará com a oferta de água nos reservatórios de usinas hidrelétricas em situação delicada.
Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi ao Twitter criticar o Ministério de Minas e Energia pela falta de planejamento na política energética no país.
Leia a íntegra da nota enviada pelo ONS:
“Ocorrência no sistema de transmissão Norte/Sudeste
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que hoje, dia 28 de maio, às 11h06, houve o desligamento do Polo 1 Xingu/Estreito, sem outras consequências para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Já às 11h26, ocorreu o desligamento do Polo 2 do mesmo sistema de transmissão que compõe o bipolo Xingu/Estreito, que estava com de 1.983MW de carregamento (valor próximo ao que havia no polo 1 quando houve o seu desligamento, às 11h06). Com o objetivo de evitar sobrecarga no Elo CC 800 kV Xingu/Terminal Rio, um Sistema Especial de Proteção (SEP) atuou, comandando o desligamento de sete unidades geradoras da usina hidrelétrica de Belo Monte, com interrupção de aproximadamente 4.050 MW de geração. Ao identificar uma variação de frequência no sistema, o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) cortou 3.400 MW de carga, atingindo várias localidades, para evitar maiores reflexos no SIN.
Às 11h31min foi liberada a retomada de todas as cargas cortadas pelo ERAC. E, às 11h45, todas as cargas do SIN já estavam regularizadas. Às 12h21 houve o desbloqueio dos Polos 1 e 2 do Elo CC 800kV Xingu/Estreito, após avaliações e liberações do agente BMTE.
O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP).”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)