Auditoria de votos não exige impressão em todas as urnas, diz especialista
O auditor Roger Maciel, presidente da Russell Bedford Brasil, disse nesta quinta (27) a deputados que, se implementado, o voto impresso não precisaria ser adotado em 100% das urnas eletrônicas...
O auditor Roger Maciel, presidente da Russell Bedford Brasil, disse nesta quinta (27) a deputados que, se implementado, o voto impresso não precisaria ser adotado em 100% das urnas eletrônicas.
“É possível auditar somente com voto impresso? Não. Hoje em dia, são feitas as auditorias e elas são no ambiente simulado, da votação paralela, auditorias no sistema – então tem vários outros métodos de realizar auditoria que não exclusivamente com o voto impresso”, disse Maciel, à Comissão do Voto Impresso da Câmara. “O voto impresso seria mais um meio”.
“No momento em que a gente começa a colocar esses controles de impressora [em parte das urnas], eu já começo [a] dificultar, [a] fechar portas para as fraudes. Então eu acho que essa é a preocupação. A implementação desse controle vai ajudar? Vai. Precisa ser integral? Estatisticamente, não”.
Leia também: Líder de peritos criminais diz ser a favor da impressão do voto
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)