O mercado é você também
Sobre o crescente rombo fiscal, Míriam Leitão desenha para quem ainda não deu entendeu ou faz de conta de que não entendeu o tamanho da encrenca:"Há quem pense que o mercado financeiro é apenas um grupo de banqueiros malévolos que deve ser ignorado...
Sobre o crescente rombo fiscal, Míriam Leitão desenha para quem ainda não deu entendeu ou faz de conta de que não entendeu o tamanho da encrenca:
“Há quem pense que o mercado financeiro é apenas um grupo de banqueiros malévolos que deve ser ignorado. Ele é formado também pelas decisões tomadas por todos os investidores, inclusive os pequenos. Como somos todos credores da dívida pública, se ela parecer insustentável cada poupador vai preferir comprar ativo real em vez de aplicar em títulos públicos, comprar dólar, em vez de ter apenas reais, adquirir algum ativo fora do país, dependendo do tamanho dos seus ativos financeiros. Ou seja, o ‘mercado’, que parece um ser incorpóreo, pode ser algo bem mais concreto. Se o pessimismo aumentar em cada investidor, pequeno ou grande, isso tem reflexos diretos no custo da dívida, no valor da moeda, na economia do país.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)