Rússia relança 1ª dose da Sputnik V como ‘Sputnik Light’, vacina de dose única
O governo da Rússia anunciou nesta quinta (6) o registro da 'Sputnik Light', vacina em dose única contra a Covid. A 'Sputnik Light' é na verdade uma nova marca para a 1ª dose da Sputnik V. "A Sputnik Light'...
O governo da Rússia anunciou nesta quinta (6) o registro da ‘Sputnik Light’, vacina em dose única contra a Covid.
A ‘Sputnik Light’ é na verdade uma nova marca para a 1ª dose da Sputnik V. “A Sputnik Light’ usa como vetor viral o adenovírus Ad26, o mesmo usado na 1ª dose da Sputnik V”, diz texto do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF).
A Sputnik V, como a maior parte das vacinas hoje no mundo contra a doença, é aplicada em duas doses. Sua segunda dose usa outro adenovírus, o Ad5.
O anúncio da ‘Sputnik Light’ foi feito em conjunto pelo Ministério da Saúde da Rússia, o Centro Gamaleya (vinculado ao ministério) e o RDIF.
Segundo anúncio à imprensa, “[a] eficácia da vacina de componente único “Sputnik Light” foi de 79,4% a partir do 28º dia após a imunização”.
A eficácia foi calculada “com base em dados de russos que receberam apenas uma injeção como parte do programa de vacinação em massa de civis e não receberam uma segunda injeção por qualquer motivo entre 5 de dezembro de 2020 e 15 de abril de 2021”.
A Rússia já havia anunciado em janeiro deste ano estudos clínicos com a 1ª dose da Sputnik V. Um pequeno ensaio seria conduzido com 150 pessoas em Moscou e São Petersburgo, segundo a Reuters publicou na época.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)