MPF vai à Justiça para obrigar governo a criar plano de comunicação contra a Covid
O Ministério Público Federal apresentou à Justiça uma ação para obrigar o Ministério da Saúde a implementar um plano nacional de comunicação, que forneça à população, de forma constante, abrangente e detalhada, instruções sobre como evitar o contágio pela Covid...
O Ministério Público Federal apresentou à Justiça uma ação para obrigar o Ministério da Saúde a implementar um plano nacional de comunicação, que forneça à população, de forma constante, abrangente e detalhada, instruções sobre como evitar o contágio pela Covid.
O objetivo é reforçar, por meio de propagandas em veículos de comunicação e publicações em redes sociais, a importância da adoção do distanciamento social, do uso de máscaras, higienização e uso de álcool em gel e sobretudo da vacinação.
O grupo de procuradores que subscreve a ação observa que até hoje o governo não criou um plano efetivo e organizado de comunicação contra a Covid, situação que também já foi constatada pelo Tribunal de Contas da União.
Eles dizem que, em seu site, o Ministério da Saúde faz apenas “escassas referências” às medidas de distanciamento, meramente descritivo sobre os graus possíveis de isolamento social.
“É de extrema importância que se estabeleça uma comunicação efetiva e coordenada por parte dos governos, autoridades sanitárias e meios de comunicação, para que a população compreenda a necessidade de seguir os protocolos de distanciamento físico e social, uso de máscaras e também da vacinação”, diz a ação.
“A conscientização da população a respeito da necessidade de observância das medidas de prevenção está diretamente relacionada à eficácia das medidas. A falta de conscientização da população leva à baixa adesão às medidas de proteção individual e desestímulo a condutas que inibem o contágio”, afirma, em outro trecho.
A ação comporta vários pedidos, que incluem, por exemplo, divulgação diária de dados atualizados sobre a situação de risco, informações precisas de cuidados pessoais nos meios de comunicação e realização de entrevistas à imprensa três vezes por semana para esclarecimentos.
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