Oposição no Senado propõe suspender nomeação de embaixadores em boicote a Ernesto
O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), apresentou um projeto que propõe a suspensão de nomeações de embaixadores no Senado enquanto durar a pandemia da Covid. É uma forma de boicote a Ernesto Araújo, ainda ministro das Relações Exteriores...
O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), apresentou um projeto que propõe a suspensão de nomeações de embaixadores no Senado enquanto durar a pandemia da Covid.
É uma forma de boicote a Ernesto Araújo, ainda ministro das Relações Exteriores.
“A política externa do Brasil está entregue a um indivíduo que, como sobejamente demonstrado na audiência pública realizada no Senado na semana passada, não reúne as mínimas condições para representar os autênticos interesses brasileiros no cenário mundial”, disse Paul Prates na justificativa da proposta.
“Nossa política externa é desastrosa e ajudou a tornar o Brasil um pária mundial e ameaça global. A atuação de Ernesto Araújo compromete, inclusive, a obtenção das vacinas destinadas a salvar a vida de milhões de brasileiros”, acrescentou.
Ele afirmou ainda que “cabe a este Senado sublinhar a centralidade da emergência, e liderar o rechaço ao negacionismo, à irresponsabilidade e à inércia, para salvar as vidas de brasileiras e brasileiros”.
Ontem, Ernesto Araújo foi ao Twitter insinuar que a senadora Kátia Abreu (PP) faria parte de um suposto lobby chinês para derrubá-lo do cargo. A referência foi aos interesses da empresa Huawei no mercado do 5G brasileiro. Kátia preside a Comissão de Relações Exteriores. A senadora reagiu dizendo que Ernesto “age de forma marginal”. Vários senadores, incluindo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, saíram em defesa de Kátia.
Na semana passada, Ernesto passou a ser ainda mais pressionado a deixar o Itamaraty. A avaliação é a de que ele atrapalha as negociações do Brasil com outros países para obtenção de mais insumos e vacinas contra a Covid.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)