Ministério da Saúde volta atrás em mudança que reduziu número de óbitos artificialmente
Após reclamações dos secretários estaduais e municipais de saúde, o Ministério da Saúde retirou a obrigatoriedade do preenchimento da identificação de pacientes com quadro agudo de gripe. A nova exigência gerou atraso no registro e subnotificação de óbitos por Covid...
Após reclamações dos secretários estaduais e municipais de saúde, o Ministério da Saúde retirou a obrigatoriedade do preenchimento da identificação de pacientes com quadro agudo de gripe. A nova exigência gerou atraso no registro e subnotificação de óbitos por Covid.
Ontem, sem avisar o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a pasta atualizou o sistema Sivep-Gripe, principal meio usado por hospitais para notificar as mortes causadas pelo coronavírus.
O sistema passou a exigir o CPF ou o cartão do SUS para realizar o registro das mortes. Além disso, questionava se o paciente era estrangeiro e se tomou a vacina contra a Covid, inclusive com datas.
As mudanças haviam sido acertadas com os conselhos, mas foram implementadas repentinamente, sem um período de transição para preparar as equipes. A dificuldade para preencher e completar o formulário acabou gerando subnotificação das mortes em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo.
Em nota, a pasta admitiu que houve “instabilidade” no sistema. Leia a íntegra:
“O Ministério da Saúde informa que foi suspenso o preenchimento obrigatório de alguns campos de identificação – número do CPF ou o número do Cartão Nacional do SUS, e se o cidadão for de nacionalidade estrangeira – no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe), onde é feita a notificação de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 hospitalizados.
A medida foi realizada após solicitação do Conass e Conasems pela ausência de comunicado aos estados e municípios em tempo oportuno.
A pasta esclarece que, desde ontem, foi observada uma instabilidade no SIVEP-Gripe relacionada às atualizações do sistema.”
O Conasems fez um vídeo sobre o preenchimento já corrigido e não obrigatório dos campos. Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)