Justiça rejeita ação de Lula contra Merval Pereira
O juiz Mauricio Tini Garcia, de São Bernardo do Campo, rejeitou uma ação de danos morais que Lula moveu contra Merval Pereira e O Globo, por ter sido citado em duas colunas sobre o petrolão.Escreveu o juiz: “O direito à honra é contrabalançado pela responsabilidade nas esferas cível e criminal daquele que supostamente afronte o ordenamento jurídico pátrio...
O juiz Mauricio Tini Garcia, de São Bernardo do Campo, rejeitou uma ação de danos morais que Lula moveu contra Merval Pereira e O Globo, por ter sido citado em duas colunas sobre o petrolão.
Escreveu o juiz:
“O direito à honra é contrabalançado pela responsabilidade nas esferas cível e criminal daquele que supostamente afronte o ordenamento jurídico pátrio. Significa dizer que aqueles que optam pela vida política, muito mais que o cidadão comum, sujeitos estão ao escrutínio popular sobre seus atos, além de submetidos a imputações acerca da probidade e honestidade de suas ações. Bem por isso, não emerge adequado que, por meio de fixação de indenizações protetivas da moral, o Poder Judiciário interfira para desestimular a publicidade de atos de interesse público, mormente quando o ordenamento jurídico vigente disponibiliza ao imputado amplo direito de defesa na esfera criminal e administrativa, com várias instâncias recursais, onde a idoneidade de suas ações políticas, a legitimidade do patrimônio amealhado durante sua vida pública e os sinais externos de sua riqueza e de seus parentes próximos sempre poderão ser objeto de justificativa ou questionamento.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)