Fux anuncia exposições, ‘lives’ e espaço de ‘coworking’ em comemoração aos 130 anos do STF
Luiz Fux anunciou hoje que, em celebração aos 130 anos do Supremo Tribunal Federal, vai realizar exposições históricas, abrirá um espaço de "coworking" na biblioteca da Corte para pesquisas acadêmicas e promoverá "lives" sobre a evolução da jurisprudência e a agenda 2030 da ONU...
Luiz Fux anunciou que, em celebração aos 130 anos do Supremo Tribunal Federal, vai realizar exposições históricas, abrirá um espaço de “coworking” na biblioteca da Corte para pesquisas acadêmicas e promoverá “lives” sobre a evolução da jurisprudência e a agenda 2030 da ONU.
“Como bem resumiu o historiador francês Marc Bloch: a História é ‘coisa em movimento’.
Para se pensar prospectivamente, é preciso, antes, um olhar atento e crítico entre o passado e o presente. De um lado, ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ De outro, a compreensão do passado é em vão caso ‘nada se sabe do presente.’ O desconhecimento desses dois pilares nos leva a cometer imprudências no futuro”, disse, na abertura da sessão de hoje.
O STF completa 130 anos no próximo domingo, dia 28 de fevereiro. Nessa mesma data, em 1891, a Corte realizou sua primeira sessão.
“Até os dias atuais, este Supremo Tribunal Federal perpassou seis constituições e testemunhou o amadurecimento cívico da nação brasileira. No entanto, mais do que testemunhar, este Tribunal, no exercício de suas funções judicantes e sempre em busca da pacificação de conflitos, catalisou a evolução político-institucional do país, portando-se como um vetor positivo de segurança jurídica e de proteção das liberdades humanas e das garantias fundamentais”, disse Fux em discurso.
Além das exposições, lives e abertura da biblioteca, o STF também terá um site especial com reportagens, dados históricos e fotos sobre a história da Corte na República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)