Um tucano que não é tucano
Daniel Coelho, do PSDB, defende o desembarque imediato do governo de Michel Temer...
Daniel Coelho, do PSDB, defende o desembarque imediato do governo de Michel Temer.
Leia sua entrevista para O Globo:
“O senhor diria que esse grupo na bancada, que é a favor da saída, está restrito aos tucanos mais jovens?
Não está restrito aos jovens coisa alguma. Temos deputados de muitos mandatos, e acho que é uma simplificação essa coisa de jovem ou de cabeça preta. Temos pessoas muito experientes com essa posição. Ela é majoritária nos jovens, mas presente em diversos grupos do partido. Na minha opinião, a crise se aprofunda se nós continuarmos a render e dar força a um governo que acabou, que dificilmente conseguirá votar pautas importantes como a reforma da Previdência e já tem dificuldade em concluir a reforma trabalhista. A tendência é que novos escândalos continuem a aparecer, porque o formato e o modelo que o governo está montado tendem a trazer novas instabilidades e novos escândalos. Quanto mais rápido a gente conseguir virar a página e eleger um novo presidente, mais rápido a gente pode estabelecer estabilidade política e manter a pauta econômica. Por isso, esse grupo do PSDB defende que continue a votar matérias importantes para o país, mas a mudança de presidente e a abertura de novo ciclo, com um novo formato de governo, serão bons para a economia e para o país.
Constituição para ser realizada uma eleição direta?
Ninguém cogita, no PSDB, mudança na Constituição. Eu, em tese, até acho que eleições gerais para deputado e senador poderiam ser uma boa saída. Mas mudar a Constituição evidentemente é um casuísmo, e o caminho natural é respeitar a Constituição e fazer a sucessão como está estabelecido em lei.
A decisão do PSDB de ficar ou sair do governo está vinculada à decisão do TSE ou ao adiamento do julgamento?
Não necessariamente, mas tem grande influência. Tem gente que acha que o parecer (do TSE) tem mais influência, mas outros têm opinião mais radical e acham que o afastamento é independente.
O senhor acha que o PSDB está demorando para definir sua saída, considerando que as denúncias contra o presidente são tão graves?
Na minha opinião, o PSDB deveria ter saído (do governo) há bastante tempo. Mas a gente tem que entender também a complexidade de um partido com o tamanho do PSDB e que teve o presidente afastado da maneira como foi.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)