Confira quem são os candidatos à presidência da Câmara
Após uma campanha eleitoral com direito a interferência do Palácio do Planalto, os 513 deputados escolherão nesta noite quem será o novo presidente da Câmara...
Após uma campanha eleitoral com direito a interferência do Palácio do Planalto, os 513 deputados escolherão nesta noite quem será o novo presidente da Câmara. A disputa interessa diretamente a Jair Bolsonaro, que tenta emplacar um aliado para fugir de cerca de 60 pedidos de impeachment.
Dois dos candidatos disputam com apoio de blocos partidários: Arthur Lira (PP) e Baleia Rossi (MDB). Para ser eleito, são necessários, no mínimo, 257 votos. Alexandre Frota (PSDB) retirou sua candidatura para apoiar Baleia.
Arthur Lira (PP)
Natural de Maceió (AL), Lira é advogado, agropecuarista e disputa com apoio de 11 partidos: PP, PL, PSL, Pros, PSC, Republicanos, Avante, Patriota, PSD, PTB e Podemos. O líder do Centrão está no terceiro mandato como deputado federal e integrou a tropa de choque do ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha. Ele também responde a dois processos no STF. Um deles, o chamado “quadrilhão do PP”, no qual é acusado de pertencer a uma organização criminosa, que foi responsável por desvios de recursos da Petrobras, Caixa e Ministério das Cidades. Também é réu em processo em que foi indiciado sob suspeita de receber propina de R$ 106 mil de Francisco Colombo, ex-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Baleia Rossi (MDB)
Líder do MDB na Câmara e presidente do partido, Rossi está no segundo mandato como deputado federal. Paulistano, está na vida política desde os 20 anos quando se elegeu vereador em Ribeirão Preto. Na disputa contra Lira, Baleia detém o apoio de 10 partidos: MDB, PSDB, PT, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e PSB. Entretanto, na noite de domingo, sua candidatura sofreu com a desistência do DEM que deixou formalmente o bloco. Rossi é investigado pela Lava Jato na Justiça Eleitoral de São Paulo, acusado de ser beneficiário de recursos ilícitos usados nas campanhas de 2010 e 2014 supostamente recebidos por meio da JBS e Odebrecht.
Fábio Ramalho (MDB-MG)
Deputado federal de quarto mandato. É natural de Brasília e empresário. Integrante do chamado baixo clero da Câmara, Ramalho é conhecido por oferecer jantares aos colegas parlamentares quando as votações se estendem até tarde da noite. O deputado foi primeiro vice-presidente da Câmara entre os anos de 2017 e 2018.
General Peternelli (PSL-SP)
Militar, natural da região de Ribeirão Preto. Está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi eleito com 74 mil votos em 2018 e tenta conquistar os votos dos “bolsonaristas raiz”.
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Assistente social e ex-prefeita de São Paulo, Erundina é natural de Uiraúna (PB) e está no seu sexto mandato como deputada federal. Em 2020, a parlamentar foi vice de Guilherme Boulos na disputa pela prefeitura paulistana. Sua candidatura sofreu resistências de integrantes do Psol, que defendiam a composição com o bloco de Baleia Rossi.
Marcel Van Hatten (Novo-RS)
Natural de São Leopoldo (RS), Hatten é cientista político e foi filiado ao PP. Durante sua vida política, exerceu os cargos de vereador em Dois Irmãos (RS), foi deputado estadual no Rio Grande do Sul e está em seu primeiro mandato como deputado federal.
André Janones (Avante-MG)
Deputado federal de primeiro mandato, Janones é advogado e nascido em Ituiutaba (MG). Ficou conhecido no final do ano passado após fazer campanha nas redes sociais em favor da continuidade do valor de R$ 600 para o auxílio emergencial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)