Macron x Le Pen: a quem favorece a abstenção
No horário de Brasília, a votação na França começou às 3h da madrugada e vai até às 15h deste domingo.Até a metade deste período, o comparecimento chegou a 28% dos eleitores, o menor desde o pleito de 2002...
No horário de Brasília, a votação na França começou às 3h da madrugada e vai até às 15h deste domingo.
Até a metade deste período, o comparecimento chegou a 28% dos eleitores, o menor desde o pleito de 2002.
Segundo analistas, como registra O Globo, uma alta abstenção na eleição pode favorecer Marine Le Pen, “já que seus eleitores são mais compromissados com a agenda do partido e tendem a comparecer mais às urnas”.
Tanto que “os maiores comparecimentos foram registrados em bastiões de Le Pen – Alpes, Provence, Aude e Haute-Marne – onde Macron conseguiu 18% dos votos no primeiro turno, contra 28% da candidata”.
“A maioria dos que vão votar em Macron, por sua vez, diz que o fará justamente para evitar a eleição de Le Pen.”
No sábado, a Folha publicou um levantamento da BBC Brasil sobre os cinco fatos que poderiam abalar a vantagem de Emmanuel Macron.
O terceiro era a “abstenção em massa da esquerda radical”, em referência aos 7 milhões de eleitores que votaram em Jean-Luc Mélenchon no primeiro turno (19,6%).
Ele não declarou apoio no segundo turno, e sugeriu que seus eleitores poderiam se abster ou votar em branco ou nulo.
“Pesquisas apontam que 35% a 41% de seus partidários rejeitam os dois candidatos ainda em disputa e pretendem se abster”.
“O debate na TV teria contribuído para reforçar o desejo de abstenção”, “mas diferentes pesquisas indicam que cerca da metade deles (de 46% a 55%) poderia votar em Macron”, enquanto “Le Pen obteria apenas de 10% a 14% dos votos dos eleitores da esquerda radical”.
Dada a diferença, “seria necessário que grande parte desse eleitorado se abstivesse ou anulasse seu voto para que ela tivesse a vantagem”.
Até a metade da votação, pelo menos, o índice foi alto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)