3% dos deputados republicanos dizem que não vão contestar resultado da eleição
Sete deputados federais do Partido Republicano assinaram um comunicado, publicado neste domingo (3), em que se comprometem a não contestar o resultado da eleição presidencial...
Sete deputados federais do Partido Republicano assinaram um comunicado, publicado neste domingo (3), em que se comprometem a não contestar o resultado da eleição presidencial.
O número equivale a 3,3% dos 211 republicanos na Câmara dos Deputados dos EUA. O novo Congresso tomou posse ontem, e os deputados reelegeram Nancy Pelosi como presidente da Câmara.
Nesta quarta-feira (6), o Congresso se reúne para formalmente declarar Joe Biden e Kamala Harris como vencedores da eleição de 2020. A sessão será presidida pelo vice-presidente Mike Pence.
O comunicado, cuja redação foi liderada pelo deputado federal Thomas Massie, do Kentucky, cita “profundas questões” sobre eleições “em pelo menos seis estados competitivos”, sem oferecer informações.
Na verdade, as disputas judiciais promovidas pelos advogados da campanha de Donald Trump não trouxeram provas de fraude, mas se basearam em questões procedimentais, como a distância permitida aos observadores eleitorais.
O comunicado destaca que “nenhum estado enviou listas conflitantes de votos eleitorais”, e que “não há papel constitucional para o Congresso em mudar o resultado do voto em qualquer estado”.
O Colégio Eleitoral se reuniu em 14 de dezembro. Biden venceu Trump por 306 votos a 232.
Em janeiro de 2017, o então vice-presidente Joe Biden presidiu a sessão do Congresso que contou os votos recebidos dos estados e declarou Donald Trump formalmente o vencedor da eleição contra Hillary Clinton.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)