Presidente da Smartmatic cogita processar Fox News por difamação
O presidente da empresa Smartmatic, Antonio Mugica, estuda processar os canais Fox News, Newsmax e OAN por difamação...
O presidente da empresa Smartmatic, Antonio Mugica, estuda processar os canais Fox News, Newsmax e OAN por difamação. A reportagem é do New York Times.
Os três canais participam ativamente da campanha trumpista de desinformação com o objetivo de questionar o resultado das eleições americanas.
O apresentador Chris Salcedo, da Newsmax, disse em 18 de novembro ter ouvido que o motivo para comprar software da Smartmatic é “poder mudar votos facilmente”. Maria Bartiromo, da Fox Business, disse em 15 de novembro que “uma fonte diz que o ponto-chave para entender o sistema da Smartmatic é que ele tem uma ‘backdoor’ [porta dos fundos]”.
Pequeno problema: a Smartmatic não foi usada nos estados disputados judicialmente pelos trumpistas, como Pensilvânia, Michigan, Arizona ou Geórgia.
A empresa saiu dos Estados Unidos em 2007, depois de controvérsia envolvendo as origens venezuelanas de Mugica. Neste ano, participou apenas de um contrato no condado de Los Angeles, na Califórnia.
Isso não impediu Rudy Giuliani, advogado de Trump e ex-prefeito de Nova York, de ir ao Twitter dizer que a concorrente Dominion seria na verdade uma testa de ferro da Smartmatic.
Em tempo: a Smartmatic também não fornece urnas eletrônicas para o Brasil.
Leia também: Dono da Fox News toma vacina no Reino Unido
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)