Vacina da Moderna tem eficácia de 94%, mostra estudo
A vacina da Moderna tem eficácia de 94,1%, segundo dados apresentados à FDA para subsidiar a decisão da agência de aprovar ou não seu uso emergencial...
A vacina da Moderna tem eficácia de 94,1%, segundo dados apresentados à FDA para subsidiar a decisão da agência de aprovar ou não seu uso emergencial.
Um estudo anterior publicado no New England Journal of Medicine mostrou que a resposta imune da vacina dura pelo menos três meses. Outro relatório na mesma revista, publicado em 12 de novembro, ainda não avaliava a eficácia.
Participaram do ensaio clínico 30 351 pessoas; metade recebeu a vacina e metade recebeu placebo (substância sem efeito).
No grupo da vacina, 11 contraíram Covid-19. No grupo do placebo, 185 ficaram doentes. Destes, uma pessoa morreu de Covid-19; no grupo vacinado, a doença não matou ninguém.
Os efeitos adversos da vacina incluem dor no local da injeção, inchaço, fadiga, dor de cabeça, febre e náuseas, entre outros. A maior parte das reações desaparece após dois dias.
A Moderna conclui que a vacina é segura e os benefícios superam os riscos.
Assim como a da Pfizer, a vacina da Moderna usa RNA mensageiro (mRNA), que instrui as células humanas a produzir uma proteína do tipo encontrado no novo coronavírus, ‘enganando’ o corpo para produzir uma resposta imune.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)