Não existe vacina contra a ignorância, mas celebremos Não existe vacina contra a ignorância, mas celebremos
O Antagonista

Não existe vacina contra a ignorância, mas celebremos

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 18.11.2020 11:27 comentários
Mundo

Não existe vacina contra a ignorância, mas celebremos

É preciso valorizar as boas notícias. Elas são normalmente raras, mas escassearam ainda mais neste 2020 que, felizmente, está chegando ao fim com testes de vacinas contra a Covid-19 que demonstram a sua eficácia e segurança. A vacina da americana Pfizer, desenvolvida com a alemã BioNtech, tem 95% de eficácia; a da americana Moderna, 94,5%; a da chinesa Sinovac, 97%. Em breve, saberemos o grau de eficácia da vacina da inglesa AstraZeneca, criada em parceria com a Universidade de Oxford. O dado extraordinário é que, até a divulgação dos resultados dos testes, considerava-se que já seria um grande sucesso se essas vacinas obtivessem 50% de eficiência...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 18.11.2020 11:27 comentários 0
Não existe vacina contra a ignorância, mas celebremos
Alissa Eckert/CDC

É preciso valorizar as boas notícias. Elas são normalmente raras, mas escassearam ainda mais neste 2020 que, felizmente, está chegando ao fim com testes de vacinas contra a Covid-19 que demonstram a sua eficácia e segurança. A vacina da americana Pfizer, desenvolvida com a alemã BioNtech, tem 95% de eficácia; a da americana Moderna, 94,5%; a da chinesa Sinovac, 97%. Em breve, saberemos o grau de eficácia da vacina da inglesa AstraZeneca, criada em parceria com a Universidade de Oxford. O dado extraordinário é que, até a divulgação dos resultados dos testes, considerava-se que já seria um grande sucesso se essas vacinas obtivessem 50% de eficiência.

A criação desses imunizantes partiu do zero, com exceção do da AstraZeneca/Oxford, cuja base é um composto inicialmente formulado para combater outro coronavírus causador de síndrome respiratória aguda. Os médicos e pesquisadores tiveram de identificar a estrutura de um agente patogênico desconhecido cujo comportamento é diferente de todos os demais com os quais tiveram de lidar — ele pode não causar nada em certas pessoas, nem mesmo sintomas de um resfriado, enquanto leva outras a internações extremamente longas em unidades de terapia intensiva. Muitos pacientes morrem. Neste exato momento, de acordo com o site Worldometers, foram registrados 56 milhões de casos de Covid-19 ao redor do mundo, com 1 milhão e 346 mil óbitos. É uma hecatombe.

Diante das dimensões da pandemia, que colocou populações inteiras em lockdown, paralisando a existência e a economia, a corrida da ciência foi contra o tempo. E ela venceu o desafio. Em apenas oito meses, foram produzidas vacinas que, normalmente, tomariam uma década para serem descobertas e testadas. Mais: as vacinas da Pfizer e da Moderna são uma novidade também em matéria de método: não utilizam um pedaço de vírus morto, como as tradicionais, mas material genético que “ensina” as células humanas a produzir uma proteína que impede o agente patogênico de entrar no seu interior e, dessa forma, replicar-se no organismo. É um princípio que abre uma miríade de possibilidades para o enfrentamento de outras doenças causadas por vírus.

O esforço agora é o de produzir doses suficientes para imunizar bilhões de pessoas e o de distribuí-las em tempo hábil para que os países voltem à normalidade. Para que a logística seja perfeita, os governos precisam trabalhar em sintonia, ao contrário do que vem ocorrendo com a adoção de medidas restritivas descoordenadas no plano internacional e mesmo nacional, como evidenciam o Brasil e os Estados Unidos. Essa pandemia deveria deixar como lição que vírus não respeitam fronteiras.

A ciência também não tem fronteiras ou nacionalidade, ainda bem. O fato de os laboratórios terem sedes nacionais não deveria servir para mascarar que os pesquisadores que neles trabalham são provenientes de vários países e culturas — e que a troca de informações entre cientistas de diferentes partes do planeta é mostra de que as conquistas não podem ser consideradas desta ou daquela nação, mas da globalização da ciência em todos os níveis. A BioNtech é exemplar: a empresa alemã que se associou à americana Pfizer foi criada por dois pesquisadores descendentes de turcos que foram tentar a sorte na Alemanha. Posta em xeque no início da pandemia, em especial por líderes populistas nacionalistas, a globalização provou ser fundamental na ciência, assim como continuará a ser na economia.

Médicos e enfermeiros que enfrentam a Covid-19 na trincheira dos hospitais, com o sacrifício de vidas, e  cientistas no fronte das pesquisas tiveram e ainda têm de superar outro inimigo poderoso: o obscurantismo. A pandemia nos faz constatar que, por mais que a ciência avance, sempre haverá uma parcela da humanidade que se deixa dominar pela ignorância e o culto à personalidade de gente tão idiota quanto perigosa. Não há vacina completamente eficaz contra essa doença, porque ideias mortas sempre produzem mais fanatismo do que ideias vivas, como disse o escritor italiano Leonardo Sciascia. Mas celebremos: a vitória mais uma vez é da ciência.

Esportes

Jaden Smith publica foto com camisa do São Paulo e agita as redes

28.04.2024 18:07 2 minutos de leitura
Visualizar

Mint Butterfield, filha de fundador do Slack, desaparece na cracolândia dos EUA

Visualizar

Letícia Bufoni brilha na Porsche Cup e garante pódio

Visualizar

Rio inova com transporte aquaviário elétrico

Visualizar

Três presos fogem cavando buraco no Amazonas

Visualizar

Escassez de médicos ameaçam saúde na Coreia do Sul

Visualizar

Tags relacionadas

artigo AstraZeneca BioNTech covid-19 Mario Sabino O Antagonista Oxford Pfizer Populismo Sinovac vacinas
< Notícia Anterior

Câmara Legislativa do DF pode ser a primeira a regulamentar homeschooling

18.11.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Novo procedimento da Anvisa pode acelerar registro de vacina

18.11.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Mint Butterfield, filha de fundador do Slack, desaparece na cracolândia dos EUA

Mint Butterfield, filha de fundador do Slack, desaparece na cracolândia dos EUA

28.04.2024 17:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Escassez de médicos ameaçam saúde na Coreia do Sul

Escassez de médicos ameaçam saúde na Coreia do Sul

28.04.2024 17:10 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
EUA chegam a 900 prisões em atos pró-Palestina em universidades

EUA chegam a 900 prisões em atos pró-Palestina em universidades

28.04.2024 17:01 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Chile reduz jornada de trabalho para 40 horas

Chile reduz jornada de trabalho para 40 horas

28.04.2024 16:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.