Barroso pede desculpas por atraso nos resultados da eleição
Luís Roberto Barroso abriu a sessão de hoje do Tribunal Superior Eleitoral com um pedido de desculpas aos ministros e à sociedade pelo atraso na divulgação dos resultados da eleição municipal no domingo...
Luís Roberto Barroso abriu a sessão de hoje do Tribunal Superior Eleitoral com um pedido de desculpas aos ministros e à sociedade pelo atraso na divulgação dos resultados da eleição municipal no domingo.
“Peço desculpas aos colegas e à sociedade pelas dificuldades que enfrentamos. Mas esclareço que não houve nenhum tipo de comprometimento para a fidedignidade do voto, para a fidelidade da manifestação da vontade popular”, disse.
Ele disse que o atraso na totalização ocorreu por um “pequeno problema” no processamento dos votos pelo “supercomputador” adquirido neste ano pela Corte. Como mostramos ontem, o tribunal pagou à Oracle, sem licitação, R$ 26 milhões pelo equipamento.
“Até que se detectasse efetivamente o problema supôs-se, num primeiro momento, que fosse a falha de um dos oito processadores do supercomputador, mas, na verdade, o problema foi de apreensão equivocada da tarefa pela inteligência artificial. O tempo de atraso, pouco mais de duas horas, foi o esforço de detectar o problema. [Ele] foi resolvido e nós conseguimos divulgar os resultados ainda no próprio dia das eleições, próximo da meia-noite”, narrou Barroso.
A divulgação dos resultados no mesmo dia, disse, foi um “feito extraordinário”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)