Biden vence pelo mesmo placar de Trump em 2016
Como publicamos, o placar projetado no Colégio Eleitoral é de Biden 306 x Trump 232...
Como publicamos, o placar projetado no Colégio Eleitoral é de Biden 306 x Trump 232.
É exatamente o mesmo placar ao fim da eleição de 2016, apenas invertido: Trump 306 x Clinton 232.
Em relação à eleição passada, Biden tirou de Trump três estados importantes da chamada ‘Muralha Azul’: Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, que juntos valem 46 votos. Biden mencionou essa ‘muralha’ em discurso na noite de sexta (6): “Reconstruímos a Muralha Azul”.
Biden também conseguiu duas vitórias inéditas para os democratas em muito tempo: venceu no Arizona e na Geórgia, estados tradicionalmente ‘vermelhos’. O Arizona vale 11 votos e a Geórgia vale 16. Dos estados em que faltava decidir, Trump levou apenas na Carolina do Norte, que também foi de Trump em 2016.
Finalmente, Biden também ‘virou’ um distrito do Nebraska, chegando a 306 votos.
Há um porém. O placar realmente final em 2016 foi Trump 304 x Clinton 227. Esse placar soma apenas 531 votos, em vez de 538. Isso acontece porque, no dia da reunião do Colégio Eleitoral, sete delegados votaram em outros candidatos em vez de votar em quem a população do estado decidiu.
Nenhum dos sete ‘eleitores infiéis’ mudou de lado. Eles votaram em candidatos de protesto. Por exemplo, três eleitores do estado de Washington, que deveriam votar em Hillary, votaram no ex-secretário de Estado Colin Powell, que não concorreu.
Há mais uma diferença importante. Trump venceu em 2016 apenas no Colégio Eleitoral, mas perdeu no voto popular para Hillary Clinton.
Biden já supera Trump em mais de 5,3 milhões de votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)