Rússia alega que sua vacina tem grau de imunização igual à da Pfizer
Horas depois do anúncio da Pfizer de que os testes de sua vacina contra a Covid-19 tinham obtido 90% de imunização, o governo da Rússia veio a público afirmar que obteve o mesmo percentual com sua vacina, a Sputnik V...
Horas depois do anúncio da Pfizer de que os testes de sua vacina contra a Covid-19 tinham obtido 90% de imunização, o governo da Rússia veio a público afirmar que obteve o mesmo percentual com sua vacina, a Sputnik V.
“Somos responsáveis por monitorar a eficácia da vacina Sputnik V entre cidadãos que a receberam como parte do programa de vacinação em massa”, disse Oksana Drapkina, diretora do instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Saúde russo.
“Com base em nossas observações, sua eficácia também é de mais de 90%. O aparecimento de outra vacina eficaz é boa notícia para todos”, acrescentou Oksana.
O alegado resultado da vacina russa, porém, não se refere a um teste com voluntários e grupo de controle para comparação, que é o padrão científico –seguido pela Pfizer. A Rússia decidiu aplicar a vacina antes da conclusão desses testes em humanos, o estágio mais avançado.
Essa medida, somada à rapidez do processo e à falta de transparência na produção, faz o imunizante russo ser visto com desconfiança pelos cientistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)