Biden: “É tempo de curar a América”
Joe Biden fez na noite deste sábado (7) seu primeiro discurso como presidente eleito. Foi em Wilmington, no estado do Delaware, seu domicílio eleitoral...
Joe Biden fez na noite deste sábado (7) seu primeiro discurso como presidente eleito. Foi em Wilmington, no estado do Delaware, seu domicílio eleitoral.
Biden começou o discurso cumprimentando o povo do Delaware, políticos locais e sua irmã.
Biden disse que os eleitores deram à chapa dele “uma vitória clara e convincente, uma vitória para ‘Nós o Povo’”, e com o maior número de votos já dados a um candidato em uma eleição americana, 74 milhões.
“Prometo ser um presidente para unir, não dividir”, afirmou. Voltou a repetir uma frase de Obama, de que não enxergará ‘estados vermelhos’ [republicanos] e ‘estados azuis’ [democratas], mas os Estados Unidos da América.
Assim como a vice Kamala, Biden agradeceu aos mesários e voluntários que foram trabalhar na contagem de votos durante a pandemia: “Eu devo a vocês, eu devo tudo”. E afirmou que vai coordenar um esforço a partir do primeiro dia de governo para derrotar o vírus da Covid-19.
Biden destacou a diversidade da coalizão que apoiou sua candidatura, e agradeceu especialmente aos negros americanos.
Biden também ss dirigiu aos eleitores de Trump. Disse que os entende: “Eu também perdi algumas vezes”. E pediu: “Temos que parar de tratar nossos adversários como inimigos. Não são nossos inimigos, são americanos”.
“Que esta era sombria de demonização nos Estados Unidos comece a terminar – aqui e agora. A recusa de democratas e republicanos em cooperar uns com os outros não se deve a alguma força misteriosa fora de nosso controle.”
“A Bíblia nos diz que para tudo há um tempo – um tempo para construir, um tempo para colher, um tempo para semear. E um tempo para curar. Esta é a hora de curar (a América).”
Biden prometeu trabalhar para combater o racismo sistêmico e as mudanças climáticas.
“Sou um orgulhoso democrata. Mas vou governar como presidente americano”, acrescentou, voltando a pedir união.
Biden citou exemplos de outros presidentes unificadores: Abraham Lincoln, Roosevelt, John Kennedy e o amigo Barack Obama.
“Hoje à noite, o mundo inteiro está observando a América”, disse. “Vamos liderar não só pelo exemplo da força, mas pela força do exemplo”.
“Vamos ser a nação que sabemos que podemos ser”, conclamou. “Não há nada que tenhamos tentado que não conseguimos fazer”.
“Meu avô dizia: Joey, mantenha a fé; a minha avó: não, Joey, espalhe a fé. Que Deus abençoe a América e que Deus proteja nossas tropas. Obrigado, obrigado”, encerrou.
Joe Biden serviu como senador pelo Delaware por seis mandatos, de 1973 a 2009.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)