WhatsApp bane 256 contas de disparos em massa sobre eleições
O WhatsApp informou ao Tribunal Superior Eleitoral que baniu 256 contas que faziam disparos em massa e automatizado de mensagens relacionadas às eleições deste ano...
O WhatsApp informou ao Tribunal Superior Eleitoral que baniu 256 contas que faziam disparos em massa e automatizados de mensagens relacionadas às eleições deste ano.
Neste ano, a Corte firmou uma parceria com o aplicativo para que os próprios usuários denunciem recebimento de mensagens ligadas à disputa e oriundas de números desconhecidos, com texto genérico não direcionada ao destinatário ou enviadas para vários grupos ou pessoas.
De 27 de setembro a 26 de outubro, o TSE recebeu 1.020 denúncias com essas características, repassadas ao WhatsApp. O aplicativo identificou 720 contas denunciadas.
Apenas 256 foram banidas, até o momento, porque ficou provado que eram usadas praticamente só para disparos em massa e automatizados. Em geral, são contas de empresas especializadas nesse tipo de serviço, que é ilegal na campanha eleitoral, e não de usuários comuns.
A parceria do TSE com o WhatsApp não analisa o conteúdo nem rastreia a origem das mensagens, apenas o comportamento das contas, com o objetivo de combater a disseminação de fake news.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)