Conare autoriza status de refugiado a mais de 7.700 venezuelanos
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) notificou hoje o reconhecimento do status de refugiado para mais de 7 700 venezuelanos. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União...
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) notificou hoje o reconhecimento do status de refugiado para mais de 7 700 venezuelanos. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União.
Como refugiado, o cidadão pode obter carteira de trabalho, solicitar reconhecimento de diplomas e certificados, e não ser devolvido ao país de origem. Também pode solicitar a mesma condição aos seus familiares.
Refugiados se comprometem a solicitar ao Conare autorização para viajar para o exterior e manter sua documentação regular.
Segundo o texto do despacho, a publicação “serve como Notificação, sendo ainda necessário, para a obtenção dos respectivos registros e documentos de identidade, que o(a) refugiado(a) compareça à unidade da Polícia Federal mais próxima de sua residência”.
Em dezembro de 2019, o Conare já havia concedido o status de refugiado a mais de 21 000 venezuelanos que se estabeleceram no Brasil.
Segundo dados do Conare, o Brasil reconheceu, em 2018, um total de 1 086 refugiados, atingindo a marca de 11 231 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro. Desse total, a maioria, 36%, era de sírios.
O maior número de solicitações em 2018, porém, foi de venezuelanos: mais de 61 000, de pouco mais de 80 000 solicitações.
Também hoje, depois da publicação do despacho no Conare, o Itamaraty anunciou que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, vai visitar Boa Vista na próxima sexta-feira (18). A capital de Roraima é por onde passam os venezuelanos que deixam o regime de Nicolás Maduro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)