Covid-19: TJ-DF manda Ibaneis retomar modelo inicial de divulgação de mortes
O TJ do Distrito Federal mandou o governo de Ibaneis Rocha voltar a divulgar os dados de mortos por Covid-19 seguindo a metodologia adotada desde o início da pandemia...
O TJ do Distrito Federal mandou o governo de Ibaneis Rocha voltar a divulgar os dados de mortos por Covid-19 seguindo a metodologia adotada desde o início da pandemia, registra Fausto Macedo.
Na semana passada, a gestão distrital passou a divulgar somente o número de óbitos ocorridos no mesmo dia. A medida foi tomada dois dias após o secretário de saúde de Ibaneis, Francisco Araújo, ser preso na Operação Falso Negativo, que investiga superfaturamento na compra de testes para Covid-19.
A metodologia adotada pelo governo Ibaneis deixava de somar vítimas que morreram em outras datas, mas que só tiveram a confirmação da causa do óbito determinada nas últimas 24 horas.
O modelo é o mesmo que o governo federal, por ordem de Jair Bolsonaro, tentou emplacar em junho, mas foi barrado pelo STF.
Segundo a decisão da desembargadora Diva Lucy de Faria Pereira, a mudança de metodologia no DF, sob pretexto de “reduzir o desassossego” da população após um recorde de mortos, é “insuperável falácia”, pois “oculta a real situação da pandemia no âmbito distrital”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)