Alcolumbre e Maia pressionam para que Toffoli paute ação sobre reeleição
O Antagonista apurou que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre passaram o fim de semana em uma missão conjunta: atualizar a sondagem a ministros do STF sobre a possibilidade de eles poderem tentar um novo mandato à frente da Câmara e do Senado, respectivamente...
O Antagonista apurou que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre passaram o fim de semana em uma missão conjunta: atualizar a sondagem a ministros do STF sobre a possibilidade de eles poderem tentar um novo mandato à frente da Câmara e do Senado, respectivamente.
O deputado e o senador trocaram telefonemas com integrantes do Supremo para sentir o clima diante da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do PTB de Roberto Jefferson, apresentada na semana passada, pedindo que a reeleição de Alcolumbre e Maia sejam proibidas, conforme o que está previso nos regimentos internos das Casas e na própria Constituição.
O esforço de Maia e Alcolumbre é para que Dias Toffoli, ainda presidente do STF, leve logo o caso para o plenário — há uma suspeita entre os dois de que Luiz Fux, que assumirá a Corte em setembro, não esteja tão disposto a mexer nesse vespeiro.
Por enquanto, os presidentes das Casas acreditam que podem contar com os votos de Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.
No Congresso, parlamentares temem um possível malabarismo de interpretação do STF possibilitando um novo mandato aos dois. O receio é o de que seja aberta uma porteira para que governantes se perpetuem no poder no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)