Petistas acusam Bolsonaro de desobediência e de crimes contra a saúde de terceiros
A bancada do PT na Câmara apresentou notícia-crime no STF contra o presidente Jair Bolsonaro. Os deputados o acusam dos crimes de desobediência, infração de medida sanitária preventiva e de expor terceiros a perigo de contágio...
A bancada do PT na Câmara apresentou notícia-crime no STF contra o presidente Jair Bolsonaro. Os deputados o acusam dos crimes de desobediência, infração de medida sanitária preventiva e de expor terceiros a perigo de contágio.
Os crimes, segundo os parlamentares, foram cometidos quando Bolsonaro anunciou que havia testado positivo para Covid-19. Ele chamou jornalistas da TV Brasil, da Record e da CNN Brasil para entrevistá-lo fora do Palácio da Alvorada e, durante a conversa, tirou a máscara para dar uma declaração.
De acordo com a petição dos petistas, ao tirar a máscara, Bolsonaro, além de desobedecer as recomendações do próprio governo na pandemia, expôs todos os profissionais que estavam perto dele ao novo coronavírus, que já matou mais de 70 mil pessoas no Brasil.
“O comportamento do Presidente Jair Bolsonaro, além de subsumir aos delitos mencionados, traduz seu desprezo pela vida das pessoas presentes na coletiva”, disseram os deputados, na petição.
Para os parlamentares, as atitudes de Bolsonaro “interferem diretamente no bom funcionamento das instituições democráticas e na paz pública”.
O processo foi sorteado ao ministro Luiz Fux, que já é relator de outro pedido de abertura de processo penal, feito pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt. O advogado acusa o presidente de exposição da saúde de terceiros a perigo.
Por causa do recesso, os casos foram enviados ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, que não viu urgência na questão e devolveu as petições ao gabinete de Fux.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)