“Estamos cheios de enrustidos autoritários em qualquer lugar”, diz Nelson Jobim
“Estamos cheios de enrustidos autoritários em qualquer lugar”, disse hoje o ministro Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...
“Estamos cheios de enrustidos autoritários em qualquer lugar”, disse hoje o ministro Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.
Segundo o ministro, o país passa por um momento de criminalização da política, “como se a política não fosse o processo democrático”.
Ele participa agora pela manhã de live no YouTube promovida pelo site Jota e comentava a necessidade – ou conveniência – de o presidente do Supremo participar de reuniões e encontros com membros de outros poderes.
Para Jobim, esse diálogo é essencial porque “a construção legislativa não passa exclusivamente pela discussão acadêmica” e é preciso “entender o processo legislativo” e “construir soluções majoritárias”.
Ele lembrou de quando ele presidia o STF e costurou, junto com o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do Primeiro Pacto Republicano. “Negociamos com o Executivo, levamos aquilo para o Legislativo e aprovamos todas aquelas propostas”, disse.
“Não podemos ficar de braços cruzados para depois dizer o que está certo e o que está errado. Não funciona assim. O problema é que qualquer tentativa de diálogo passa pelo crivo da criminalização.”
Nelson Jobim é sócio do BTG Pactual, de André Esteves.
Assista ao vídeo:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)