Ação do Facebook contra perfis bolsonaristas pode ter reflexos no TSE
A limpeza que o Facebook fez hoje nos perfis disseminadores de fake news ligados ao PSL e à família Bolsonaro pode ter reflexos diretos no TSE...
A limpeza que o Facebook fez hoje nos perfis disseminadores de fake news ligados ao PSL e à família Bolsonaro pode ter reflexos diretos no TSE.
Atualmente, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão são alvo de oito ações na corte eleitoral que pedem a cassação da chapa eleita para a Presidência.
As ações que mais preocupam o presidente e seu vice, por terem mais chances de avançar, são que tratam do impulsionamento de notícias falsas por redes sociais — exatamente o que provocou a ação do Facebook hoje.
Existem duas ações, do PT e do PDT, que pedem a cassação da chapa pela suspeita de que a campanha se beneficiou de disparos em massa de mensagens de WhatsApp bancados por empresários com ofensas a adversários de Bolsonaro na disputa.
A acusação se concentra não só no conteúdo difamatório das mensagens, mas sobretudo no uso coordenado de contas para espalhar a propaganda irregular, mediante pagamento ou com uso de robôs, por exemplo.
Se for provado que o conteúdo espalhado artificialmente no Facebook era depois distribuído em correntes de WhatsApp pode ser criada uma conexão que fortalece a ação, segundo advogados da área ouvidos por O Antagonista.
A rede social identificou que o esquema existia desde a eleição de 2018 e era controlado por “ao menos cinco funcionários e ex-funcionários dos gabinetes bolsonaristas”.
Entre esses funcionários, está Tércio Arnaud Tomaz, assessor especial da Presidência da República e apontado como um dos principais nomes do “gabinete do ódio”. Tércio, aliás, pulou diretamente da campanha de Jair Bolsonaro à Presidência para seu gabinete no Planalto.
Como diria Augusto Heleno, as consequências para Bolsonaro podem ser “imprevisíveis” –só que num sentido bem diferente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)