Resultado parcial indica vitória esmagadora de Putin em referendo
Resultados parciais divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Rússia indicam que Vladimir Putin obteve uma vitória esmagadora no referendo sobre o pacote que altera 14 trechos da Constituição do país...
Resultados parciais divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Rússia indicam que Vladimir Putin obteve uma vitória esmagadora no referendo sobre o pacote que altera 14 trechos da Constituição do país.
De acordo com os números divulgados, cerca de 77% dos russos que votaram aprovaram as reformas constitucionais — que permitirão, por exemplo, que Putin se candidate nas duas próximas eleições, podendo permanecer no poder até 2036.
Para que esta proposta fosse aprovada, era necessária apenas maioria simples nas urnas.
De acordo com as autoridades eleitorais do país, o comparecimento foi de 65%, perto dos 70% estabelecidos como meta.
Houve uma série de denúncias de fraudes e irregularidades durante o pleito. Como noticiamos mais cedo, a comissão eleitoral chegou a anunciar um resultado parcial cinco horas antes do fim da votação. Funcionários públicos também teriam sido flagrados fazendo boca de urna e coagindo eleitores a votar.
Putin está no comando da Rússia desde agosto de 1999, ocupando as funções de primeiro-ministro ou presidente neste período. Seu atual mandato termina em 2024.
A reforma também reduziria as pretensões de alguns rivais do líder russo. Uma cláusula exige que os candidatos à presidência tenham morado no país nos últimos 25 anos e não tenham documentos estrangeiros. Até então, a exigência era de dez anos vivendo na Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)