Após críticas, Ministério da Saúde promete divulgar óbitos diários, anteriores e totais
Na coletiva ocorrida mais cedo, o Ministério da Saúde prometeu seguir o modelo de consenso adotado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) na divulgação dos dados da Covid-19. Além do número de óbitos do dia, serão registrados os ocorridos em datas anteriores - mas registrados nas últimas 24 horas...
Na coletiva ocorrida mais cedo, o Ministério da Saúde prometeu seguir o modelo de consenso adotado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) na divulgação dos dados da Covid-19.
Além do número de óbitos do dia, serão registrados os ocorridos em datas anteriores, mas registrados nas últimas 24 horas, de forma separada.
A ideia de divulgar APENAS os óbitos do dia não vingou, pois seria uma sonegação de dados fundamentais para a elaboração da chamada curva logarítmica, capaz de indicar a tendência de subida ou de queda da Covid-19.
É bom que se diga que o modelo de registro de casos replica a própria dinâmica da doença, ou seja, é resultado do próprio ciclo viral do novo coronavírus. Não é possível interverter essa lógica e, na canetada, dizer quais são os dados úteis – descartando o resto.
Vamos esperar que a promessa seja cumprida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)