Gilmar Mendes e o “alerta” de Celso de Mello
Em entrevista ao Estadão, Gilmar Mendes comentou a comparação feita por Celso de Mello entre o Brasil atual e a Alemanha de Hitler e considerou a declaração do decano como um "alerta". “O que o ministro Celso quer dizer é que essa...
Em entrevista ao Estadão, Gilmar Mendes comentou a comparação feita por Celso de Mello entre o Brasil atual e a Alemanha de Hitler e considerou a declaração do decano como um “alerta”.
“O que o ministro Celso quer dizer é que essa escalada, se houver o silêncio e a inércia das pessoas que defendem a democracia, daqui a pouco pode ser tarde. Foi isso que ele quis nos advertir, lembrando o que ocorreu inclusive na República de Weimar, chamando atenção para o fato de que, em princípio, Hitler chega ao poder pela via normal, mas depois obtém poderes excepcionais e passa a utilizá-los. Não vou imputar ao presidente propósitos ditatoriais, mas é claro que no seu entorno há gente que está a reverberar o fechamento do Congresso, do STF, uso das Forças Armadas. São todos propósitos inconstitucionais. Quem tem responsabilidade de comando, inclusive, tem de dizê-lo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)