Ninguém mexe no refino!
O site do Valor publicou hoje a seguinte manchete: “Refino será alvo de novos desinvestimentos da Petrobras este ano”. Antes fosse verdade...
O site do Valor publicou hoje a seguinte manchete: “Refino será alvo de novos desinvestimentos da Petrobras este ano”. Antes fosse verdade.
O Antagonista apurou que a diretoria da estatal ainda não definiu como – e nem se — venderá parte de suas refinarias. A única coisa definida é que está descartada a venda de 100% de qualquer refinaria. A estatal pode até vender participações desse tipo de ativo, mas nunca uma refinaria inteira.
É uma pena. A maneira mais segura de a Petrobras se livrar do controle de preços dos combustíveis é a abertura, de fato, do setor de refino. Afinal, é fácil para o governo mandar a estatal, sua controlada, segurar o preço da gasolina. Já em um mercado aberto, no qual operam várias refinadoras, esse tipo de interferência é muito mais difícil.
Pedro Parente continua afirmando que tem carta branca para definir o preço dos derivados. Que assim seja. Mas nunca é demais lembrar o estrago feito por Dilma Rousseff no caixa da petroleira. Entre 2011 e 2014, a estatal foi obrigada a segurar o preço dos combustíveis para conter a inflação. A defasagem de preços provocou a perda de US$ 45 bilhões à empresa. A sangria equivale a quase metade da dívida da petroleira, uma das cinco maiores entre astodas as empresas listadas na Bolsa de Nova York.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)