França detecta possível caso de coronavírus em dezembro de 2019
Médicos franceses descobriram, analisando exames feitos no fim de 2019, que em dezembro um pescador que não fizera nenhuma viagem ao exterior em mais de um ano estava com Covid-19...
Médicos franceses descobriram, analisando exames feitos no fim de 2019, que em dezembro um pescador que não fizera nenhuma viagem ao exterior em mais de um ano estava com Covid-19, relata o Estadão.
Oficialmente, autoridades da França consideram que a doença foi diagnosticada no país pela primeira vez um mês depois –e mesmo a China, epicentro do novo coronavírus, estima que a doença tenha começado a circular no país no fim do ano passado.
“A identificação do primeiro paciente infectado é de grande interesse epidemiológico, pois altera drasticamente nosso conhecimento sobre o Sars-Cov-2 e sua disseminação [na França]. Além disso, a ausência de um vínculo com a China e a falta de viagens recentes sugerem que a doença já estava se espalhando entre a população francesa no final de dezembro de 2019”, diz trecho de artigo da equipe do médico francês Yves Cohen.
O paciente foi identificado pela BBC britânica como Amirouche Hammar, um argelino que mora na França e se apresentou à emergência de um hospital próximo a Paris em 27 de dezembro. Ele ficou dois dias na UTI com tosse seca, febre e dificuldade para respirar.
O estudo de Cohen fez a OMS pedir na terça-feira, 5, que outros países revisem exames de pacientes diagnosticados com pneumonia nos dois últimos meses de 2019.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)